Desabafo - Queria que alguém pensasse por mim
Eu sei que isso não faz sentido, mas preciso desabafar. Eu realmente não aguento mais a incerteza de planejar os meus próximos passos. Meu sonho é conquistar a magistratura, mas sei que o caminho é longo e, no momento, não estou seguro sobre o que fazer nesse meio tempo.
Ano que vem, vão abrir diversos concursos para TRTs, e eu pensei em começar a me preparar para o cargo de analista judiciário. Porém, logo percebi que conciliar esse tipo de preparação com o foco na magistratura não é possível. E agora? Qual caminho seguir? Devo me dedicar 100% à magistratura ou buscar um cargo intermediário primeiro?
Além disso, mesmo que eu escolha focar na magistratura, estou perdido na organização dos meus estudos. Devo priorizar a lei seca, jurisprudência ou doutrina? Vale a pena investir em um curso ou sigo estudando sozinho? Quantas horas por dia devo dedicar à revisão e qual é a melhor forma de revisar? Relendo todo o material ou resolvendo questões?
Nas últimas semanas, tenho perdido horas e mais horas tentando montar planejamentos detalhados. Sigo esses planos por uns 3 dias, e aí começo a achar que eles não estão certos e acabo refazendo tudo do zero.
Para contextualizar: tenho 25 anos, me formei em Direito há um ano, advogo e estou fazendo uma residência jurídica (uma espécie de estágio misturado com pós-graduação). Também prestei concurso para técnico (tjaa) em um tribunal federal este ano, e fiquei na 131ª posição da ordem de chamada, o que me permite sonhar com uma nomeação lá para 2026. Porém, não quero contar com isso e acabar me frustrando mais tarde, visto que a cada ano nomeiam menos